Gerenciamento de Obras

O que é gerenciar um projeto / reforma / obra de engenharia? Segundo o PMI, gerenciar um projeto é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. É temporário já que tem inicio e fim definidos no tempo, um escopo (o que tem que ser realizado) e recursos definidos (quantia do investimento).

O gestor da obra é como se fosse um regente de uma orquestra, consegui observar tudo o que está acontecendo, ele da o tempo de entrada e duração de cada serviço, traz harmonia ao conjunto para que tudo se execute dentro do planejado;  tem varias responsabilidades, eis aqui as mais significativas para uma reforma / obra de médio / pequeno porte:

a) Gerenciar o escopo, é tudo aquilo que tem que ser realizado para materializar o projeto.
b) Gerenciar os custos, é basicamente realizar a administração gastos e despesas inerentes ao projeto / reforma / obra para que o serviço chegue ao final dentro do orçamento previsto.
c) Gerenciar a qualidade, é garantir que os trabalhos serão executados com a melhor tecnologia de cada material e dentro dos estandares estabelecidos pela “arte” da construção civil.
d) Gerenciar as aquisições, é fazer a gestão das compras para materializar o projetos.Envolve realizar as compras, negociar preços e tempos de entrega, admonistrar contratos, dentre outras atividades.
e) Gerenciar o tempo, é realizar a estimativa do tempo total que levará a execução do projeto/reforma/obra para atingir o sucesso deste item tem que se definir as atividades, seqüenciar as atividades, o tempo de cada uma e os recursos necessários para cada uma.
f) Gerenciar riscos, é basicamente mitigar e/ou eliminar qualquer evento que possa vir a impactar negativamente o  projeto/reforma/obra.

Gerenciar é a “arte” da observação e do bom senso.

 

DEPOIMENTO

“Já Trabalhei com Pablo em vários projetos, tanto ele como arquiteto concebendo o projeto e como gestor de contratos. Deixo aqui meu testemunho de um profissional capaz, maduro e que consegue interagir com a equipe expressando as necessidades de cada serviço. (Eng. Vitor)